Tags

Contos de Gladstone Machado de Menezes
Editora LGE, 2010

Histórias Desagradáveis apresenta dez contos, escritos a partir de 2005. Tratam basicamente de relações entre pessoas: pais e filhos, casais de namorados, amigos, amantes. A descoberta do mundo pelas crianças, a violência doméstica, as paixões adolescentes, as neuroses, os ciúmes, as contradições, as indecisões, o amor entre homens, a loucura, a solidão e a completude da velhice são temas dos textos.
As histórias desenvolvem-se a partir de tramas simples, cotidianas, banais. Algumas mergulhadas em um romantismo exagerado, outras mais cruas, onde a fantasia, a magia e o sonho agem como um instrumento poderoso de revelação, superação, conhecimento e crescimento.
Várias histórias são escritas em primeira pessoa, com o objetivo deliberado de confundir o leitor, de sugerir uma escrita autobiográfica, o pessoal vestido de ficção ou a ficção disfarçada de pessoal. Como escreve Roland Barthes, nos “Fragmentos de um discurso amoroso”: não se tem coragem de escrever aquilo que, ao ser escrito, denuncia a própria mediocridade.

Clique aqui para comprar o livro.

O Editor